Cinomose Canina: Entenda Como Ocorre, Sintomas, Tratamento E Prevenção Para Cães

A cinomose é uma patologia transmitida por um vírus altamente contagioso e letal. Acomete cães que ainda não receberam protocolo de vacina corretamente, normalmente atinge filhotes e adultos debilitados.

Transmissão da Cinomose

Essa doença é transmitida pelo ar e por contato direto com secreções ou objetos dos animais contaminados, como potes de alimento e brinquedos.

Apesar do protocolo de vacinação já estar presente na rotina de vários animais de estimação, infelizmente alguns tutores não entendem ou não sabem a grande importância da vacina polivalente para a prevenção dessa patologia, e diversas outras.

A Cinomose canina é muito grave, pois a depender dos sintomas e evolução do paciente é de difícil reversão e pode levar o animal a óbito.

Quando esse vírus entra em contato com o organismo do cão, ela pode atingir diversos órgãos alvos, como sistema gastrointestinal, respiratório e neurológico.

Sintomas mais comuns

Vômito, diarréia, feridas na pele, secreção ocular, secreção nasal, dificuldade respiratória, tremores, desorientação, convulsões, entre outros.

Exames laboratoriais podem ser solicitados com a finalidade de diagnóstico, como exames de sangue de rotina, exames de imagens e sorologia com a finalidade de identificar o antígeno.

Tratamento

O tratamento é de suporte, tendo como finalidade ajudar o organismo do animal a criar defesas contra a doença. Uma pequena parcela dos animais infectados se cura sem sequelas, outra pequena parcela pode se curar, porém fica com sequelas decorrentes. No entanto, infelizmente a grande maioria acaba vindo a óbito, conforme a evolução da doença.

A única forma de prevenção é a vacinação, que deve ser feita por um médico veterinário e com vacinas de boa qualidade.

Se o seu animal apresenta alguns desses sintomas, ou ainda não tem o protocolo de vacina em dia, entre em contato com profissional do Animal Planet Hospital Veterinário 24 horas o mais rápido possível.

Veja mais posts