Animal Planet

SILVESTRES & EXÓTICOS

Especialidades

Que os pets já dominaram as residências de todo o mundo não é novidade, porém os tradicionais cães e gatos estão começando a perder espaço para uns amiguinhos mais peculiares. Estamos falando dos pets exóticos e silvestres, que engloba uma gama imensa de espécies dos mais variados tamanhos e para os mais variados gostos.

Dentre os mais comuns, e mais acessíveis, temos os pequenos mamíferos, onde encontramos as chinchilas, os ferrets (ou furões), os porquinhos da índia e os hamster. Desse grupo, muitos estão liberados pelo IBAMA para comercialização, dispensando a autorização de posse. Os cuidados variam dentre as espécies, mas basicamente são animais que vivem em gaiolas, que podem ser alimentados com rações especificas para eles, que já são facilmente encontradas nos pet shops, e que são de fácil manejo.

Outro grande grupo que temos são as aves, temos desde a tradicional calopsita, passando pela cacatuas, até as corujas. São espécies das mais variadas dentro deste grupo, algumas são carnívoras, outras frutíferas, algumas liberadas pelo IBAMA, outras não, é necessário pesquisar muito sobre a espécie que deseja ter e ver se conseguirá se adequar as necessidades dela.

Um grupo muito distinto que também está se popularizando no Brasil é o dos répteis, onde temos os tigres d’ água, a salamandra, a iguana e a “corn snake”. Esses animais, conhecidos por serem frios, necessitam de um aquecimento especial para o seu recinto, pois seu modo de manter uma boa temperatura difere muito do que estamos acostumados, além da alimentação peculiar, que dependendo da espécie, pode ser outros animais. São animais muito resistentes a doenças e costumam exigir poucos cuidados e interações do seu dono, porém muitas espécies são proibidas de serem comercializadas.

A criação de animais silvestres pet ou exóticos, pets não convencionais como são chamados, tem crescido cada vez mais e a procura por atendimento especializado também.

 

Assim como o cão e o gato, os animais silvestres precisam passar por acompanhamento periódico e preventivo para avaliação da saúde do animal.

Antes de adquirir qualquer animal, principalmente um silvestre, o tutor deve procurar um profissional capacitado para saber se aquele animal é adequado para o estilo de vida do mesmo. Alguns animais silvestres demandam muito mais cuidados que outros,  consequentemente muito mais atenção.

Devido a grande diversidade de pets não convencionais, o manejo principalmente ambiental e alimentar varia de acordo com a espécie, por isso a importância do médico veterinário especializado para que as informações quanto a criação possa ser correta.

Há muitas espécies de pets não convencionais comercializadas, porém algumas necessitam ser adquiridas somente em lugares autorizados pelos órgãos ambientais, como os criadouros comerciais ou estabelecimentos comerciais onde os animais adquiridos recebem marcações individuais, nota fiscal e acompanhamento veterinário especializado.

A Medicina Veterinária deu um salto evolutivo na última década. Hoje temos um mercado pet que movimenta 19 bilhões por ano e o investimento em saúde permitiu que clínicas e hospitais expandissem suas estruturas, projetos e equipes. Dentro desse contexto surgiram clínicas e serviços específicos para cães, outros para gatos e agora também para outras espécies tradicionalmente classificadas como selvagens, silvestres ou exóticas. A variedade de animais hoje criados como pet é imensa e surgiu assim o termo “pet não convencional” pois a classificação selvagens ou silvestres trazia aos donos de animais uma sensação de distanciamento ambiental e comportamental que não condiz com animais que vivem em casas e apartamentos e são tratados como integrantes da família. Chega a ser negligente a Medicina Veterinária não focar seus esforços no aprimoramento dos Médicos que são apaixonados pela diversidade animal. Répteis, Aves e Pequenos Mamíferos precisam de uma Medicina de ponta e esse é objetivo do nosso curso. Trazer especialização aos que trabalham com a saúde, cuidado e bem estar de Pets não convencionais oferecendo acesso as mais diversas tecnologias que antes eram restritas ao cão e ao gato.

O SEU PET PRECISA DE AJUDA?

AGENDE AGORA UMA CONSULTA!