Animal Planet

NEFROLOGIA

Especialidades

A nefrologia é a área que estuda as doenças do trato urinário, como doenças renais, incontinência urinária, produção excessiva de cálculos urinários (ex: pedras nos rins), perda de proteínas pela urina, controle da pressão arterial, hemodiálise, etc.

 A urologia veterinária é a área destinada aos procedimentos cirúrgicos renais e do trato urinário (ex: retirada de cálculos urinários).

 Engana-se aquele que pensa que os rins somente servem para eliminar a quantidade de urina produzida, pois além dessa função, os rins controlam a pressão arterial e produzem diversos hormônios para que os pets possam permanecer saudáveis.

 Com o avanço da tecnologia, as proximidades dos pets aos humanos e avanço da idade, muitos animais são ou serão diagnosticados com doenças renais ou do trato urinário, manifestando tais sintomas por meio de perda de peso, distúrbios gastrointestinais (ex: vômito), aumento no consumo de água, aumento no volume e da frequência de urina produzida.

Para os casos mais avançados da doença renal ou por complicações de outros órgãos, a hemodiálise é uma alternativa, não de cura, e sim de estabilização para o tratamento clínico ou da causa de base fazer efeito. A hemodiálise é uma terapia que visa substituir de maneira temporária a função dos rins que estão doentes.

Hemodiálise

A hemodiálise ou diálise peritoneal são técnicas para substituir temporariamente a função renal, enquanto o nefrologista trata a causa de base. A escolha de qual terapia será utilizada irá depender do peso, tempo de diálise, estado clínico e exames laboratoriais.

A hemodiálise quando permitida, é uma técnica que faz a filtração do sangue, ajudando no controle de peso, ajuste dos distúrbios eletrolíticos e na remoção das toxinas, não necessita de anestesia e quando realizada com as técnicas adequadas é bastante segura e indolor, auxiliando o pet na recuperação da doença renal.

A diálise peritoneal tem a mesma função de remover as toxinas do sangue, porém não necessita de uma máquina de hemodiálise, todo o processo é realizado através da implantação cirúrgica de cateter no abdome.

 Não é todo paciente com doença renal que precisa de hemodiálise ou diálise peritoneal, porém todo paciente renal deve ser assistido por um nefrologista, o profissional ideal para conduzir e indicar o melhor tratamento.

Como todo tratamento, hemodiálise e diálise peritoneal possuem suas vantagens e desvantagens, munidos dos exames corretos, de profissionais capacitados e da estrutura proporcionada pelo hospital, o paciente é conduzido de maneira individualizada para cada tipo de tratamento, ponderando os prós e contras, assim melhorando os resultados.

O SEU PET PRECISA DE AJUDA?

AGENDE AGORA UMA CONSULTA!