Animal Planet

Piometra: sintomas e prevenção da patologia que atinge cadelas e gatas não castradas

Piometra, você sabe o que é? 

A Piometra nada mais é que a infecção do útero. Essa patologia acomete cadelas e gatas não castradas, normalmente no período pós cio.

Durante o cio da fêmea, seu sistema reprodutor sofre algumas mudanças com a finalidade de haver a cruza e como consequência a fecundação, durante esse período, cria-se oportunidade para bactérias oportunistas adentrarem ao trato reprodutor.

Quando isso acontece, ao invés de o útero ficar pequeno e íntegro como deveria, começa a desenvolver um processo infeccioso com acúmulo de fluido dentro dessa estrutura.

As duas formas da patologia

A Piometra pode ocorrer de duas formas: Piometra aberta e Piometra fechada. Em ambos os casos já está havendo infecção bacteriana. 

A Piometra aberta é quando é possível ver secreções saindo pela vulva do animal, como secreções sanguinolentas e purulentas de odor desagradável.

Na Piometra fechada não há estravazamento de conteúdo, sendo assim um quadro mais agravante, pois o útero começa a se encher de conteúdo, ficando grande e friável, com o risco dessa estrutura se romper dentro da cavidade abdominal e causar uma infecção generalizada.

Os sintomas de decorrentes dessa patologia normalmente são:

Apatia, perda de apetite, aumento da ingestão de água, febre, poliúria (aumento da micção), aumento de volume abdominal, febre e secreção vaginal.

O exame de escolha para fechar o diagnóstico da Piometra é o ultrassom de abdômen, onde será possível ver o aumento no útero e com presença de conteúdo. Exames de sangue também podem ser solicitados para avaliar os danos causados na corrente sanguínea devido a infecção.

A melhor forma de prevenção é a castração. Todas as fêmeas, onde não há o interesse de reprodução, sempre será indicada o tratamento cirúrgico, evitando dessa forma a Piometra e diversas outras patologias.

Se o seu animal ainda não é castrado, fique de olho, quaisquer alterações ou suspeitas de Piometra procure um médico veterinário imediatamente aqui n Animal Planet Hospital Veterinário.

Mais conteúdos