Animal Planet

Parvovirose Canina: Saiba mais sobre essa doença que atinge cães

Entenda sobre a doença, os sintomas e quando procurar por um hospital veterinário

 

A Parvovirose é uma doença de origem viral causada pelo parvovírus. Acomete cães normalmente filhotes, porém tambem podem acometer cães adultos debilitados e que ainda não tenham protocolo de imunização com as vacinas.

Está é uma doença de alto poder de contaminação e alta taxa de mortalidade já que o vírus pode permanecer vivo no ambiente por meses.

Como acontece a contaminação?

A contaminação ocorre por meio do contato direto com as fezes do animal contaminado, assim como objetos e brinquedos.

Quais os sintomas?

Os sintomas podem acontecer de 7 (sete) a 15 (quinze) dias após a contaminação, sendo seu prognóstico desfavoráveel por conta da evolução rápida dos sintomas. Animais adultos sadios e com a parte imunológica completa podem ser contaminados com o vírus e se recuperarem rapidamente, ou então nem chegar a apresentar sintomas.

Quando em contato com o organismo do animal, ataca principalmente o sistema gastrointestinal, manifestando sintomas como: vômitos, diarreia (com ou sem sangue), apatia, perda de apetite, febre e prostração.

Como é o tratamento em filhotes?

Em filhotes acaba sendo um tratamento muito mais desafiador, pois os cães filhotes desidratam muito fácil e pode ocorrer picos de hipoglicemia, queda de pressão arterial e perda de eletrólitos, decorrente de vômitos e diarréias intermitentes. Por isso, quanto mais cedo procurar um médico veterinário, maiores são as chances de cura.

Exames complementares devem ser solicitados, como exames de imagem, exames de sangue e sorologia com a finalidade de encontrar o antígeno. No Animal Planet Hospital veterinário, os médicos responsáveis estão prontos para atender o seu pet e indicar os exames necessários.

Qual a melhor forma de prevenção?

A melhor forma de prevenção é a vacina polivalente (v8 ou v10), que podem ser iniciadas a partir dos 45 dias de vida do animal. Importante que essa vacina seja feita por um médico veterinário aqui no Animal Planet que garanta o armazenamento correto da vacina e que seja uma vacina de qualidade. Importante também que o animal não frequente lugares públicos para passeio, ou pet shop enquanto não finalizar o protocolo de vacinas, assim impedindo que entre em contato com animais ou lugares contaminados.

Se o seu cachorro apresenta algum desses sintomas ou ainda não tem as vacinas em dia, entre em contato com um médico veterinário do Animal Planet Hospital Veterinário imediatamente.

Mais conteúdos